Quais são os principais indicadores econômicos?

Quais são os principais indicadores econômicos?

1. PNAD

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

2. Produção Industrial

Torna-se muito difícil avaliar o desenvolvimento de uma região sem uma indústria que seja forte, competitiva e diversificada.

3. Taxa Referencial (TR)

A Taxa Referencial (TR) foi implementada no Brasil durante o Goveno Collor. O cálculo da TR é realizado a partir da Taxa Básica Financeira.

4. Salário Mínimo

Considera-se salário mínimo o menor valor a ser pago em uma relação de trabalho que a lei permite que os empregadores paguem aos seus empregados.

5. Balança Comercial

A Balança Comercial é um indicador econômico referente à relação entre o total de exportações e importações de bens e serviços de um país em um determinado período.

6. INPC

Outro indicador produzido pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é um dos principais do país sobre a variação mensal dos preços.

7. PIB

Produto Interno Bruto é um importante e um dos mais utilizados indicadores na macroeconomia. O objetivo é metrificar a atividade econômica de uma região (pode ser cidade, estado ou país).

8. INCC

O Índice Nacional de Custo da Construção é produzido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

9. Taxa SELIC

Muito conhecida pelos investidores, a taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira.

10. IGP-M

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é utilizado para medir o movimento dos preços do mercado nacional. 

11. INPCA/IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (PCA) é produzido pelo IBGE. Trata-se de um indicador oficial do Governo Federal para conferir metas inflacionárias.

Comentários

Postagens mais visitadas